sábado, 11 de junho de 2011

Projeto Matematicando

     O projeto Matematicando veio instigar a capacidade do raciocínio lógico da criança, fazendo com que desperte suas habilidades  e acima de tudo aprenda brincando.
    É uma gincana que se divide em duas fases. A primeira são entrega de materiais (jogos matemáticos, exposição de cartazes com formas geométricas, réguas entre outros ) tudo confeccionados pelos alunos e entregues na data marcada.

    As turmas são divididas em equipe onde as crianças aprendem a ser solidários com os outros grupos, buscando um único objetivo: participar do conhecimento se divertindo.
    A segunda fase é a brincadeira do conhecimento, só que praticando. Brincando e aprendendo. Tudo cronometrado e uma equipe de professores, jugam as atividades desenvolvidas nesse dia.
    As crianças fazem torcidas, com cores e muita alegria. Isso é aprender matemática com diversão e, deixando para trás aquela história que, MATEMÁTICA É BICHO DE SETE CABEÇAS.





e








    Projeto: Profª Jucineide
    Coordenação: Profª: Elisethy, Jucineide e Ruth
    Equipe de apoio: Profª: Denise, Elisethy e Ruth





quinta-feira, 9 de junho de 2011

A DECADÊNCIA NOS ESTUDOS: DE QUEM SERÁ A CULPA? DO ALUNO, DO SISTEMA OU DO PROFESSOR?

     O estudo sempre foi e será muito importante para a vida do ser humano. Por mais que se negue, ele está sendo o gerador de empregos, já que quanto mais estudo, melhor será seu emprego e de pessoas bem sucedidas. É através dele que se consegue algo melhor para um futuro promissor e assim poder viver dignamente em nossa sociedade.
     Diante de tal verdade, como se explica  a decadência nos estudos, a falta de interesse, o grande índice de  crianças ainda fora de sala de aula? E o pior, o que acontece com o MEC que aprova e desaprova cartilhas não pedagógicas?
     Onde vamos parar, se todos começarem a achar que todo 'errado' agora é certo? Como fica a classe de professores,gestores e educadores que tanto se empenharam em estudos,cursos preparatórios, graduações e especializações para melhorar suas aulas e lidar com turmas de 50 alunos?
     Como se não bastasse, de repente, vem um que pensa que assim, as crianças e jovens vão se conscientizar do que é correto, sendo que ainda estão desmotivados...Isso não seria mais um motivo para desmotivá-lo ainda mais?
      [...]
      O incrivel é que isso partiu de pessoas inteligentes, que superou limites para estar onde chegou!!

               "Mudar é difícil mas é possível"
                                        Paulo Freire 

      Colocar a culpa um no outro não vai resolver o problema, mesmo porque em batata quente ninguém quer pegar! O difícil é solucionar o problema, mas é possivel!
      Eis a questão!!!

                                                                                      Elisethy Loyolla

quarta-feira, 8 de junho de 2011

RELACIONAMENTO: AMOR OU SERVENTIA???

     O que vem ser o amor? Um sentimento avassalador, de entrega total, de cumplicidade, de afeto, de respeito e carinho ou um sentimento de posse, onde o ser humano se acha no dever de "proteger", mas que na verdade, é pura submissão ao ser amado. Esse por sua vez, na maioria os homens, são os possuidores, elevam sua potencialidade e  acabam se achando como donos.
    Mas o amor, é entrega ou cumplicidade? Essa entrega não é se deixar levar pelo ser amado, ou fazer tudo que ele quer, mas é compartilhar dessa emoção sublime: o Amor. 
    Há várias maneiras de demonstrar o amor, não precisa a pobre coitada lavar, passar, cuidar dos filhos, da casa e do marido para mostrar que é amor. O amor é outra coisa... Isso é serventia!
     A cumplicidade vem com o decorrer do tempo. Conhecer seu parceiro (a), companheiro (a) é fundamental para haver respeito, carinho e além de tudo, e acima de qualquer coisa, a conversação, o diálogo é de suma importância, pois é onde cada um explana suas ideias e ouve respeitando às diferenças, já que cada um é um ser único e singular. 
    Como dizia Willian Shakespeare: 

         " Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
           Posso apenas dar boas razões para que gostem de  mim...
           E ter paciência para que a vida faça o resto..."

     O amor é um sentimento que nasce de um simples gesto e de pequenas atitudes. São essas coisas, que por ser tão insignificantes, engradecem na plenitude do amor maior, e não se pode mudar!
     O que se muda, o que se cobra, o que reprime e o que acha que é dono, nunca conheceu o amor. Precisa se encontrar e buscar a fonte verdadeira do amor. 
     Ame - se primeiro para depois amar alguém.

                                                                             Elisethy loyolla

domingo, 5 de junho de 2011

Mentiras: Elevam ou destroem

    Há quem diga que a mentira tem pernas curtas. Enganam-se. As pernas são enormes. Quanto mais se mente, maior a perna. E como o único modo de sustentar a mentira é mentindo cada vez mais, o número de pernas aumenta. Surgem verdadeiras mentiras polvo. Ela tem pernas longas e é capaz de fazer uma trajetória minuciosa encadeando num globo devastador, onde destrói sentimentos, relações, laços que foram conquistados ao longo do tempo.
    Existem vários tipos de mentiras: a da conquista de uma pessoa, a do prazer de contar uma como brincadeira, a da ganância pra subir na vida, a prejudicial (a fofoca) e a omissão da verdade.
    Na verdade, elas elevam o ser humano ou fazem cair na desilusão de acreditar numa verdade falsa. Assim vai vivendo o homem entre verdades e mentiras...Quem pode mudar?